Jhovini Móveis

menu

Regionalismo no design

Postado 08/03/2023

Iniciar uma nova coleção é sempre inspirador, pois a efervescência da criação vai se manifestando com as infinitas possibilidades que se apresentam no campo, como uma tela em branco com toda a paleta de cores à disposição.

Costumo dizer que as peças que crio falam sempre um pouco de mim, pois o fluxo criativo é de dentro para fora. Por mais pesquisa que se faça e informação que se adquira, é o silêncio que nos traz os insights, então o resultado não pode ser diferente do que um conjunto de peças que buscam uma unidade, mas contemplam muitos aspectos.

Esta coleção veio com o intuito de reposicionar a marca, já consolidada no mercado como uma indústria forte de DNA clássico, caminhando para uma linguagem contemporânea, mais leve e despojada, revelando uma simplicidade muito inspirada na diversidade das tradições do sul do país.

Especificamente aqui, buscamos trazer nos nomes de cada peça do mobiliário um pouco da cultura e do folclore do Rio Grande do Sul, com suas gírias marcantes que, de tanta força, percorrem o país. Foi um momento do processo de muita interação, onde equipe de criação e curadoria realizaram um brainstorm para levantar possíveis nomes que pudessem transmitir o que queríamos: sua riqueza regional.

Assim como a prenda e o peão, com suas indumentárias típicas representando uma das mais antigas danças populares brasileiras, tem a função de propagar a essência e a beleza da tradição dos pampas, também as expressões realizam esse papel.

Bolicho… Taura… Três Marias… e o Minuano chegando suave nos dias de inverno… São alguns nomes com significados simbólicos escolhidos para identificar peças e dar o tom da coleção. Ah! Não esqueçamos da poltrona Butiá, advinda da expressão “me caiu os butiá do bolso”, que traduz de forma jocosa, algo de indignação ou surpresa.

Envolto nesse clima descontraído, o conceito nasceu cheio de referências e simbologias e deu corpo a uma coleção consistente, com o couro e a madeira como protagonistas, complementados pelo aço que aparece nas estruturas com desenhos inéditos e uma linguagem simples e natural.

O elemento quase rústico foi explorado de forma sutil nas costuras do couro que revelam seu avesso, e na escolha da lâmina de cinamomo com texturas e veios marcados, porém a neutralidade dos tons e o desenho sem excessos resulta em uma coleção calma, fresca, democrática e atemporal.